Viver com um Câncer é uma experiência única e, de certa forma, subjectiva. Cada pessoa vive esta doença de forma diferente. Não existem normas, relativamente ao que as pessoas sentem e pensam, quando se deparam com esta doença.
A forma como cada um reage à doença depende muito do tipo de Câncer, da sua personalidade e das circunstâncias da sua vida pessoal. Algumas pessoas vivem a doença de forma mais negativa e pessimista, com mais ansiedade ou tristeza, e outras de forma mais positiva, optimista e confiante. Esta doença é um processo que se inicia com o diagnóstico e cujos tratamentos e acompanhamento podem demorar meses ou anos, pelo que é natural que as suas emoções vão mudando, ao longo deste tempo.
Direitos sociais da pessoa com câncer
O paciente com Câncer possui direitos especiais, como auxílio à doença e tratamento.
Orientação aos pacientes e familiares
O IACC distribui gratuitamente para os pacientes presentes nas suas unidades de assistências uma série de folders informativos com informações sobre os seus serviços, direitos oferecidos e orientações sobre o tratamento no hospital. São distribuídos internamente, no ato do registo ou durante as etapas do tratamento, os folders são avaliados e aprimorados constantemente.